Encante-se com essa história que tem tempero de felicidade. Com a palavra, o nosso Chef Renato La Selva.
“Sou filho de mãe mineira e pai descendente de italianos. O meu berço sempre foi a cozinha.
A família da minha mãe é composta por 5 irmãs, todas abençoadas com o dom de cozinhar. O sobrenome desta família não poderia ser mais brasileiro – Silva, e daí vieram as primeiras receitas que produzimos no nosso empreendimento e inspiraram o nome Madressilva – uma homenagem às mães da família Silva.
Do lado paterno, meus avós Vito e Filomena vieram da Itália fugindo da guerra, se instalaram em São Paulo, no bairro do Cambuci e montaram uma cantina e pizzaria, que ainda pertence à nossa família – Zio Vito. Eles constituíram uma família de 3 filhos, meu padrinho José, meu tio Vicente e meu pai Francisco. Com o falecimento do meu avô, meu padrinho assumiu o Zio Vito e nos finais de semana meu pai e meu tio Vicente, ajudam meu padrinho na pizzaria.
Ainda adolescente, eu acompanhava meu pai nos finais de semana, e pra mim não tinha programa melhor. Pela minha idade, o máximo que me era permitido era atender o telefone e anotar os pedidos das pizzas, ou fazer entrega dos pedidos da vizinhança próxima. Mas o que eu realmente gostava era apreciar o trabalho dos pizzaiolos e cozinheiros, ver como abriam as massas, montavam as pizzas, eu ficava hipnotizado vendo o queijo das redondas derretendo no fogo crepitante do forno à lenha. Todos do restaurante – a família e funcionários tratavam a comida com muito respeito, com admiração, quase com devoção, e tudo isso me inspirava muito…
Na década de 80 meu pai se aposentou, e para complementar a renda familiar, a minha mãe começou a trabalhar em casa, fazendo salgados e doces para festas. Isso deu muito certo, porque minha mãe sempre cozinhou muito bem, e sempre foi muito exigente consigo mesma e com a gente. Nesta época eu já trabalha e estudava, mas nos intervalos e finais de semana, acabava ajudando em casa. Fui aprendendo a fazer recheios, massas, modelar doces e salgados, fazer bolos. Formamos uma boa clientela, os pedidos eram muitos e a gente trabalhava demais. Minha mãe comprou uma casa como fruto do seu trabalho e foi nessa época que eu entendi que o trabalho duro e a dedicação sempre dão resultado. Mas o que realmente me motivava e me inspirava não eram os ganhos financeiros, era perceber a satisfação dos nossos clientes, isso recompensava todo nosso esforço.
Nesta época eu já pensava em empreender na área. Mas meu pai que acompanhou de perto os negócios do Zio Vito, sempre me aconselhava a procurar outras áreas, falava do grande esforço, do trabalho nos finais de semana… Assim acabei me graduando em comunicação social e construí uma trajetória profissional nesta área, trabalhando em grandes redes de franquias. Meu trabalho me possibilitava viajar muito, no Brasil e no exterior. A cada viagem procurava conhecer bons restaurantes, cafeterias, tudo que tinha de novidade. A cada visita, meu sonho de empreender em gastronomia ficava mais presente, até que em 2003 eu me mudei para Americana e montei o Madressilva.
Comecei o Madre com muita vontade, mas pouca experiência, e acabei aprendendo da pior forma – errando. A cidade foi muito compreensiva com meus erros iniciais e eu logo tratei de aprender. Embora eu tenha feito uma pós no SENAC em Gestão de Empreendimentos Gastronômicos, e tenha feitos alguns cursos aqui e ali, eu me considero auto-didata. Sou muito preocupado em compreender os sabores de cada ingrediente e combinar bem esses sabores. Também sou muito focado em utilizar ingredientes naturais e frescos. Tenho uma biblioteca particular que é uma boa fonte de pesquisa. Em 2015 passei uma temporada na Itália, em busca das minhas origens e de aprendizado. Trabalhei num restaurante em Firenze, na Toscana, visitei ótimos lugares de norte a sul da bota, experimentei todos os vinhos, comidas, sobremesas e cafés que eu pude, rs. Foi uma experiência muito intensa para mim.
Atualmente temos uma pesquisa constante, para entregar no almoço do Madressilva, um cardápio trivial e cheio de afeto, preparado com ingredientes selecionados e de muita qualidade, garantindo que nossas receitas sempre tenham um toque diferente e muito saboroso.
Nos eventos, destaco nossas finger foods e ilhas gastronômicas, que além de deliciosas tem uma apresentação inovadora e surpreendente. Mas também sou obcecado pelo serviço. Acredito que o trabalho feito pelas nossas equipes de maitre, garçons e copeiras faz toda a diferença no resultado final das festas que atendemos”.
O Madressilva tempera sua vida com mais prazer e sabor. Você vai se surpreender ❤